Shopping Popular de Cuiabá

Shopping Popular de Cuiabá
3.8 (93.85%) 13 votes

O shopping popular criado em 21 de abril de 1995 e era conhecido como camelódromo ou “Paraguaizinho”, em Cuiabá.

No final dos anos 80 , a economia do país e especial de Cuiabá estava indo de mal a pior e muitos pais de famílias acabaram sendo demitidos de seus empregos e não conseguiram voltar mais para o mercado de trabalho, e uma das opção que tiveram na época, foi a de ir para as ruas e tentar sobreviver no comércio informal.

Nessa época montaram suas barracas e comercializavam seus produtos no centro da capital. Porém essa nova modalidade de comercialização foi crescendo descontrolado e começou a virar um problema na década de 90,  pois Cuiabá não é uma cidade planejada, e o principal ponto de comercio dos sacoleiros da época, eram as calçadas que até hoje são extramente curtas. Esse crescimento descontrolado no centro de Cuiabá foi um dos motivo para a criação e construção do atual Shopping Popular.

Regulamentação da Profissão

Luiz Inácio Lula da Silva publicou a Medida Provisória nº 380 instituindo Regime de Tributação Unificada – RTU, na importação de mercadorias do Paraguai e que garantiu a Cooperativa de Compras do Comércio Popular (Coocomp/MT), pois a lei permite a importação, por via terrestre, de mercadorias procedentes do Paraguai, mediante o pagamento unificado de impostos e contribuições federais incidentes.

“Essa medida provisória foi para legalizar a lei do sacoleiro, depois foi para o Congresso, passando pela Câmara dos Deputados, e para o Senado federal aprovar. e por fim
o ex-presidente Luiz Inácio Lula da silva sancionou a Lei 11.898, a chamada Lei dos sacoleiros, instituindo a obrigatoriedade do RTU.

Visitando o Shopping Popular

Eu e minha família visitamos o shopping popular recentemente e pude perceber a grandiosidade do local.  Ambiente limpo, climatizado e o melhor de tudo,  tem preços  para todos os gostos e bolsos.

Os comerciantes são cordiais e extremamente profissionais. Na ocasião pude perceber que esse seguimento de comercio é um dos mais movimentados e  atraentes da capital.
O shopping vem crescendo e se ampliando e hoje já é uma referência em Cuiabá e para o povo Cuiabano realizar suas compras.

Enfim, o shopping popular é um ponto turístico de Cuiabá.

Créditos 

Deixe uma resposta