Rio Cuiabá o Início da nossa Capital

Rio Cuiabá o Início da nossa Capital
3.9 (96.92%) 26 votes

Trata-se de um rio que historicamente é representado como fonte de vida e de recursos para a nossa cidade. Foi um rio que alimentava, que combatia a sede da população e ainda, ajudava a amenizar o calor.

O rio Cuiabá foi a principal via de comunicação da capital para o centro-sul brasileiro. Que, no começo de sua ocupação, os bandeirantes paulistas, seguindo a denominada via das monções, saíam de São Paulo e aportavam na capital de Mato Grosso.

Por esse rio existiam os exímios índios canoeiros, os Paiaguá, que atravessavam as correntezas com agilidade, tendo ficado famosos, também, pelos ataques que empreendiam às monções.

No princípio, A navegação fluvial, era feita em pequenos barcos à vela (Igarités), que eram tocadas por remos ou impulsionadas pelo vento; Onde desciam o rio com passageiros, famílias inteiras e suas bagagens.

O rio Cuiabá servia também, para a produção de energia, no qual, as comunidades ribeirinhas dedicavam-se à extração do azeite de peixe, combustível necessário à iluminação das residências e de algumas ruas localizada na capital.

O rio abaixo e o rio acima atendia a toda baixada cuiabana, principalmente às comunidades ribeirinhas, auxiliando nos embarques e desembarques de autoridades, trabalhadores, escravos, além de alimentos variados como o sal, indispensável ao bem-estar da população.

Além disso, o rio Cuiabá serviu e serve como fonte cultural do povo Cuiabano. Contudo, o rio trouxe a modernidade ao território do extremo oeste, sitando as máquinas a vapor, a imprensa, o telégrafo, os maquinários das usinas, encanamento de água e a luz elétrica. Enfim, o rio de Cuiabá foi o inicio da nossa linda Cuiabá.

 

Deixe uma resposta