Praça da República | Onde ir em Cuiabá

Praça da República | Onde ir em Cuiabá
3.8 (95.09%) 53 votes

Moisés Martins, poeta e compositor explica que a Praça da República é como o coração da Capital,  “Em seu entorno, ficava o chamado quadrilátero do poder,  e é de onde cresceu a raiz social cuiabana,  que aos poucos foi se alastrando pelo resto da cidade”.

No decorrer dos anos ficou extremamente visível à importância da Praça da República,  como um núcleo urbanístico de uma cidade altamente colonial e ribeirinha.

Cercada hoje de grandes árvores,  a praça possui uma escultura que simboliza a Justiça,  com seus olhos vendados.  Já tendo passado por várias reformas,  hoje com seus postes e esculturas,  esse cantinho cuiabano confirma uma preferência que remonta aos tempos do império.

praca-da-republica-em-cuiaba-mato-grosso-estatua-justica Praça da República | Onde ir em Cuiabá

A tão famosa praça também é conhecida como a sede de alguns dos principais  eventos religiosos, políticos e culturais da capital.

Fundada em 1922, a Praça da República está localizada no Centro Norte de Cuiabá. Na Praça da República, chamada por muitos de Largo da Matriz,  aconteceram alguns dos principais episódios religiosos,  políticos e culturais da história do estado.  Hoje, ela continua sendo um ponto turístico da nossa linda Cuiabá.  Lá está o Museu Histórico de Mato Grosso,.

praca-da-republica-em-cuiaba-mato-grosso-museo-historico Praça da República | Onde ir em Cuiabá

A praça tem também as chamadas Estátuas das Estações, simbolizando o verão,  o inverno, o outono e a primavera, famosas por representarem um período de “modernidade” de Cuiabá. Palácio da Instrução, Inaugurado em 1914, o prédio do Palácio da Instrução foi  construído em frente à Praça da República.  A construção foi feita com materiais muito usados na época  como pedra canga e adobe – uma mistura de barro e capim.  Por quase meio século o local funcionou como escola e atualmente abriga a  Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça.

Enfim, a praça da republica é um ponto turístico em Cuiabá.

Deixe uma resposta