
Moisés Martins, poeta e compositor explica que a Praça da República é como o coração da Capital, “Em seu entorno, ficava o chamado quadrilátero do poder, e é de onde cresceu a raiz social cuiabana, que aos poucos foi se alastrando pelo resto da cidade”.
No decorrer dos anos ficou extremamente visível à importância da Praça da República, como um núcleo urbanístico de uma cidade altamente colonial e ribeirinha.
Cercada hoje de grandes árvores, a praça possui uma escultura que simboliza a Justiça, com seus olhos vendados. Já tendo passado por várias reformas, hoje com seus postes e esculturas, esse cantinho cuiabano confirma uma preferência que remonta aos tempos do império.
A tão famosa praça também é conhecida como a sede de alguns dos principais eventos religiosos, políticos e culturais da capital.
Fundada em 1922, a Praça da República está localizada no Centro Norte de Cuiabá. Na Praça da República, chamada por muitos de Largo da Matriz, aconteceram alguns dos principais episódios religiosos, políticos e culturais da história do estado. Hoje, ela continua sendo um ponto turístico da nossa linda Cuiabá. Lá está o Museu Histórico de Mato Grosso,.
A praça tem também as chamadas Estátuas das Estações, simbolizando o verão, o inverno, o outono e a primavera, famosas por representarem um período de “modernidade” de Cuiabá. Palácio da Instrução, Inaugurado em 1914, o prédio do Palácio da Instrução foi construído em frente à Praça da República. A construção foi feita com materiais muito usados na época como pedra canga e adobe – uma mistura de barro e capim. Por quase meio século o local funcionou como escola e atualmente abriga a Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça.
Enfim, a praça da republica é um ponto turístico em Cuiabá.
Um comentário em “Praça da República | Onde ir em Cuiabá”