
O estado de Mato Grosso está localizado totalmente nos hemisférios sul(meridional) , oeste(ocidental) e na zona intertropical do planeta.
Como conseqüência o estado possui as estações do ano invertidas em relação ao hemisfério norte, o fuso horário do estado é atrasado em relação à hora de Greenwich e ocorre o predomínio de climas quentes.
Os limites do estado são: Norte: Amazonas e Pará Sul: Mato Grosso do Sul Leste: Goiás e Tocantins Oeste: Rondônia e Bolívia(única fronteira internacional do estado)
Fusos Horários
Todos os fusos brasileiros são atrasados em relação ao horário de Greenwich (GMT/UTC).
1º fuso –Ilhas oceânicas (-2 GMT)
2º fuso –Hora oficial do país(-3 GMT) Sul, SE, NE, GO/DF, TO, PA, AP
3º fuso –MT, MS, RO, AM, AC e RR (-4 GMT)
Na região leste do estado (Vale do Araguaia), o limite entre o 2º fuso brasileiro (-3 GMT/UTC –horário de Brasília) e o 3º fuso brasileiro (-4 GMT/UTC –Horário de Cuiabá) é o rio Araguaia, então, por uma questão prática, visando facilitar as transações comerciais, bancárias, etc… alguns municípios mato-grossenses dessa região do estado adotam o horário de Brasília. Dessa maneira podemos afirmar que Mato Grosso possui, na prática, dois fusos horários em seu território.
A foto mostra as cidades de Barra do Garças(à direita-MT), Pontal do Araguaia(ao centro -MT) e Aragarças(à esquerda-GO), todas adotando o horário de Brasília.
A Lei nº 11.662, sancionada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, em 24 de abril de 2008: “Altera as alíneas “b” e “c” e revoga a alínea “d” do art. 2°do Decreto no 2.784, de 18 de junho de 1913, a fim de modificar os fusos horários do Estado do Acre e de parte do Estado do Amazonas do fuso horário Greenwich “menos cinco horas” para o fuso horário Greenwich “menos quatro horas”, e da parte ocidental do Estado do Pará do fuso horário Greenwich “menos quatro horas” para o fuso horário Greenwich “menos três horas”. (Fonte: <www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato20072010/2008/Lei/L11662.htm>. Acesso em 24 de out. 2008).
Mato Grosso possui uma extensão territorial de 903 357km² (3º estado em extensão territorial) e uma população de 3033991 hab. (19ºem população absoluta). É considerado um estado pouco populoso (população absoluta) e fracamente povoado (população relativa/densidade demográfica). O povoamento é heterogêneo, destacando três áreas de povoamento mais rarefeito:
Noroeste e norte : municípios como Aripuanã, Paranaíta, Apiacás, Juruena, Cotriguaçu entre outros localizam- se nessa área.
Nordeste: é o Baixo Araguaia, onde a cidade mais conhecida é São Félix do Araguaia
Mato Grosso divisão Regional do Brasil
De acordo com o critério político- administrativo, Mato Grosso integra a região Centro-Oeste juntamente com mais três unidades da federação: Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
É a única das regiões que possui limites com todas as demais regiões brasileiras.
Como elementos característicos do quadro natural, a região é marcada pela presença dos chapadões sedimentares do antigo Planalto Central, recobertos pela vegetação do cerrado e com o clima tropical continental (ou semi-úmido) de verão chuvoso e inverno seco predominando na região.
A divisão geoeconômica foi elaborada pelo Profº. Pedro Pinchas Geiger e nela Mato Grosso está inserido em duas regiões: Amazônia e Centro-Sul.
A Amazônia corresponde à região menos populosa, povoada, urbanizada e industrializada. É a região mais dependente do setor primário da economia e a de ocupação mais recente. A porção norte do estado de Mato Grosso se encaixa nesta região.
O Centro-Sul corresponde à região mais populosa, povoada, urbanizada e industrializada. Possui a maior parcela do PIB, da PEA e das exportações. Nela estão as maiores metrópoles brasileiras e os principais eventos que ocorrem no país. A porção sul de Mato Grosso, a partir de Cuiabá, se encontra nesta região.
A divisão em Quatro Brasis foi proposta pelo Profº. Milton Santos. Nesta divisão, Tocantins foi reincorporado à Região Centro-Oeste, dá-se o nome de Região Amazônica aos estados desse domínio morfoclimático (Região Norte), o Nordeste permanece inalterado e as regiões Sudeste e Sul são fundidas na Região Concentrada, pois concentram o meio técnico-científico- informacional e a maior parte do fluxo de pessoas, capitais, informações e mercadorias.